Como produzir roteiros para vídeos: o guia prático definitivo (parte 1)

Tempo de leitura: 7 minutos

Para dar mais visibilidade à sua marca e alavancar as vendas, você teve a ideia de criar um vídeo institucional para a sua empresa.

Mas você não pode começar a gravar um vídeo do nada, sem um objetivo, um norte, uma ideia inicial, ou seja, um roteiro.

Quando falamos em gravação de um vídeo, seja ele institucional, promocional ou vídeo marketing, devemos nos preocupar com dois fatores muito importantes para a as produção:

  • O planejamento;
  • A roteirização.

Um elemento complementa o outro.

E, como em qualquer outra atividade, é fundamental organizar suas ideias antes de colocar a câmera para rodar.

O planejamento e a criação de um bom roteiro irão guiar toda a produção do seu vídeo e ajudar a organizar as cenas, decidir a ordem das falas e legendas, a ordem de aparição dos elementos, etc.

Roteirista Escrevendo

Quais os benefícios de ter um vídeo para a minha marca?

Pesquisas mostram que os internautas são mais atraídos por imagens, em especial por vídeos. Este formato possui grande poder de atração pois não é estático e apresenta fácil nível de compreensão.

Vídeos vistos e compartilhados são uma forma efetiva de alcançar ainda mais público e aumentar sua cartela de clientes.

Veja algumas das vantagens de criar um vídeo para a sua marca:

Você se destaca da concorrência: Criar um vídeo para a sua marca é uma ótima estratégia de marketing, pois irá fornecer visibilidade e vantagem competitiva para o seu negócio. Um vídeo passa seriedade e confiabilidade para seus clientes.

Você cria uma identidade para o seu negócio: O público prefere fazer negócio com quem ele conhece e confia. O vídeo, ao contrário de meras palavras, consegue transmitir essa segurança e confiança que as pessoas buscam ao pesquisar por produtos e serviços.

Você passa sua mensagem com mais clareza: Quando há a necessidade de explicar informações complexas e difíceis de entender, o vídeo é a melhor opção, pois dá a opção de demonstrar, apontar, gesticular e ser o mais didático possível.

Com os vídeos, você compartilha mais: Em uma era onde as redes sociais dominam nossa comunicação, se você criar conteúdo relevante em vídeo, as pessoas vão compartilhar com seus amigos, que irão compartilhar com mais amigos.

Veja aqui quais são os tipos de vídeos que fisgam a audiência!

Roteirista

Como produzir um roteiro para produção de vídeo?

Tenha um objetivo: Que o seu objetivo é vender e obter resultados visíveis, nós já sabemos. Mas para ter sucesso em seu roteiro você precisa traçar bem o seu objetivo, ser bem específico e passar isso de forma bem clara para a produtora de vídeos que você escolheu para colocar a sua ideia em prática. Sem objetivos bem traçados, você deixa a sua ideia aberta a propostas que podem não lhe agradar no final ou fugir do seu planejamento.

Considere seu público-alvo: Seu negócio só existe graças ao seu público, que consome seus produtos/serviços e faz você querer criar soluções novas para agradá-los ainda mais. Crie um conteúdo que agrade a esse público, com a linguagem adequada de acordo com sua faixa etária, seus interesses, seus hábitos de consumo e pesquisa. Para descobrir quem é seu público-alvo, basta investigar os acessos ao seu site e às redes sociais.

Pesquise a concorrência: Se você quer ver resultados significativos, dê uma olhada nos vídeos do seu concorrente. Quais técnicas que ela usa? Qual a linguagem? Qual a duração do vídeo e que recursos foram usados? Dê preferências a vídeos de empresas com segmentos semelhantes ao seu. Lembre-se: para estar à frente da concorrência é preciso saber em que pé ela está e ir além.

Tenha começo, meio e fim: Para passar a sua mensagem com clareza, você precisa ter um roteiro coerente e se atentar à ordem dos acontecimentos para que nenhuma informação fique desencontrada ou incompleta. Como num texto, seu roteiro deve ter início, desenvolvimento e conclusão. Use linguagem de fácil entendimento para que mesmo os mais leigos entendam o que você está querendo passar.

Conheça bem o seu trabalho: Para falar com propriedade sobre qualquer assunto, primeiro precisamos dominá-lo. Conheça o seu trabalho, o mercado em que atua, o produto/serviço que comercializa, suas vantagens e benefícios. Conheça também sua concorrência, para poder apresentar seus diferenciais. Evite os clichês de linguagem e não deixe seu texto marqueteiro demais, pois pode soar artificial.

Otimize seu conteúdo: Você sabia que as técnicas de otimização online não envolvem apenas o conteúdo escrito, mas também imagens e vídeos? O uso de SEO, palavras-chave e tendências de consumo também deve ser feito na roteirização do seu vídeo. Você pode inserir essas técnicas tanto no diálogo do seu vídeo quanto nos textos e títulos que incluirá na hora de compartilhá-lo nas redes sociais.

Não ignore as partes visuais: Você deu tanta importância para o roteiro que acabou se esquecendo de outro elemento muito importante para um vídeo de sucesso: o visual. Imagens, slides, cores, cenário, iluminação, caracterização, design. Tudo isso se refere à aparência do seu vídeo. Faça uma pesquisa prévia sobre as cores mais adequadas, o ambiente ideal para cada tipo de vídeo e capriche no visual!

Crie uma call to action tão boa quanto o seu vídeo: Já que você investiu tempo e dinheiro para criar o roteiro perfeito, aproveite o gancho do sucesso e transforme seu vídeo em conteúdo facilmente compartilhável. Insira botões de curtir, compartilhar, comprar, baixar, faça um orçamento ou entre em contato. Deixe seu vídeo disponível para ser assistido em todas as plataformas possíveis.

Crie um modelo de roteiros: Você pode manter um modelo já pronto de roteiros para os próximos vídeos que quiser gravar. Não precisa ser nada muito técnico, pode ser um modelo simples e objetivo. Exemplo:

Cena Texto falado Lettering Descrição
1 Toda a narração e locução feita por um ator ou apresentador Texto que aparece graficamente na tela O movimento que a câmera ou o ator fazem, o modelo de corte, enquadramento

Quer criar um vídeo institucional matador? Veja 5 dicas para criar um roteiro de vídeo institucional épico!

Por mais que o assunto em questão seja vídeo, em algum momento você vai precisar transcrever suas ideias para o papel em formato de texto.

Se você está com dificuldade em estruturar suas ideias e escrevê-las, que tal usar uma ferramenta para ajudar nesse processo?

O Celtx é uma ferramenta gratuita que funciona como um editor de texto, mas foi criado especialmente para facilitar a produção de roteiros, pois as formatações são aplicadas automaticamente. É só preencher o texto e inserindo as marcações para os personagens, para as transições e cenas, e ainda há um campo para inserir notas da direção e produção.

Roteirista

Mas e o orçamento, como fica?

Orçamento não é desculpa.

Pense que mesmo estando no começo do negócio e tendo poucos recursos, se o seu roteiro for bom você já terá um ótimo vídeo, gerando o retorno esperado e ainda mais. Se você tiver um bom roteiro, todo o investimento será recompensado.

Mas se você fizer um roteiro às pressas, sem planejamento, cheio de clichês e frases prontas repetidas, nem vale à pena investir, pois nem com os melhores recursos seu vídeo irá funcionar.