Qual a duração ideal para um roteiro de vídeo marketing?

Tempo de leitura: 3 minutos

Você sabia que a capacidade de concentração do ser humano é mais curta que e de um peixinho dourado?

Segundo pesquisas realizadas pela Microsoft, em 2000, a capacidade de atenção humana era, em média, de 12 segundos. Quinze anos depois, esta capacidade caiu para oito segundos, ou seja, um segundo a menos do que a capacidade de atenção média estimada por cientistas para o peixinho dourado.

A pesquisa envolveu duas mil pessoas, que responderam a algumas perguntas simples e participaram de jogos on-line.

Segundo a conclusão dessa investigação, a capacidade de concentração dos humanos está sendo reduzida por conta do uso dos dispositivos mobile e das mídias digitais.

E com tanta informação on-line sendo veiculada de uma só vez, os usuários não têm tempo e nem paciência para ler aquele texto longo sobre a apresentação da sua empresa e sobre seus produtos e serviços.

video-marketing

Que tal usar outra abordagem para chegar até seus clientes?

O vídeo marketing pode ser a solução!

O vídeo marketing é feito a partir da combinação de dois fatores positivos:

  1. O interesse do público
  2. E o sucesso que ele traz para as marcas

O vídeo marketing traz bons resultados para suas campanhas de marketing, pois pode se adaptar a diversos tipos de negócio com diversas abordagens diferentes. E tem mais: você consegue captar a atenção do seu cliente com mais facilidade.

Se você quer saber outras vantagens que o vídeo marketing é capaz de proporcionar para o seu negócio, dê uma espiada em nosso post: Vídeo marketing: investimento ou prejuízo?

Muito se pergunta qual seria a duração ideal para um vídeo marketing. A verdade é que tudo vai depender do seu tipo de negócio, do público que você deseja alcançar e do canal que você escolher para ele ser veiculado.

Confira algumas dicas para descobrir qual a duração ideal para cada tipo de vídeo marketing:

Que tipo de conteúdo seu vídeo irá abordar?
Será a primeira aparição da sua marca ou o anúncio de um novo produto? A dica é que esse tipo de vídeo dure de cinco a sete minutos. Mas se o seu vídeo tem por objetivo anunciar uma parceria com uma grande marca, quatro minutos já é suficiente. Não se esqueça de que os primeiros oito segundos são decisivos para captar a atenção do cliente e evitar que seu vídeo seja descartado.

Em quais canais ele será compartilhado?
Se o seu vídeo será divulgado em canais como o Snapchat, ele deverá ter a duração máxima de dez segundos, pois é esse o máximo que o aplicativo permite atualmente. Lembre-se que seu vídeo será excluído pelo próprio aplicativo dentro de 24 horas.

Já se você for publicar seu vídeo no Twitter, saiba que ele poderá ter no máximo 140 segundos (2,33 minutos) de duração.

Vídeos compartilhados diretamente em seu canal no YouTube podem ser mais longos e mais elaborados.

youtube-video

Nesta mesma rede social você ainda pode criar um vídeo ads, que são anúncios em vídeo, imagem ou texto, exibidos antes do vídeo selecionado pelo usuário, em que ele pode escolher a opção “pular vídeo” após 5 ou 10 segundos ou então continuar assistindo.

Há também os Bumper Ads, que são vinhetas de anúncio do Google Adwords, também divulgadas no YouTube, mas que não oferecem a opção “pular anúncio”, portanto, têm menor duração (até cinco segundos).

Dica: o tempo de visualização de um vídeo é o requisito que o YouTube considera como mais relevante na hora de definir a importância do seu vídeo. Quanto mais pessoas assistirem ao seu vídeo até o fim, melhor.

Leve em consideração o tempo das pessoas: O tempo das pessoas é valioso. São muitos afazeres, muita informação e o dia tem apenas 24 horas. Portanto, crie conteúdo relevante e, não importa o tamanho do seu vídeo, não se esqueça de fisgar o seu cliente nos primeiros oito segundos.

CTA eBook 02