Afinal, quanto tempo dura um vídeo de marketing?

Tempo de leitura: 3 minutos

Soluções audiovisuais são ótimas opções para empresas que desejam variar suas estratégias de comunicação e investir em recursos diferenciados para atrair a atenção do público. Mas afinal, quanto tempo deve durar um vídeo de marketing?

Podemos afirmar desde já que ele deve equilibrar dois pontos essenciais na busca pela eficiência: tempo razoável de duração e exibição dos principais elementos da campanha. Quer saber como balancear e criar um conteúdo realmente interessante? Continue a leitura deste post e descubra!

Lente

Existe tempo ideal para um vídeo de marketing?

Um vídeo muito curto ou muito longo certamente deixa a impressão que faltou algo, seja transmitir uma informação ou demonstrar capacidade de síntese. Porém, não é possível afirmar que todo vídeo de marketing deve ter uma duração específica para ser considerado perfeito.

Todo mundo que inicia uma campanha e decide optar pela elaboração de vídeos de marketing provavelmente já ouviu que eles não devem ser longos demais para não aborrecer o espectador, mas deve condensar e reunir aquilo considerado o essencial, sendo útil para passar uma mensagem.

Rodeios não aceitáveis

O importante na elaboração do vídeo é que ele respeite o tempo de quem vai assisti-lo e cumpra a sua proposta de maneira direta, sem muitos rodeios. Apenas com testes de exibição seu elaborador conseguirá determinar se o tempo do vídeo está ou não adequado à sua proposta.

Quais são as características de um bom vídeo?

Ainda que não seja possível falar em um tempo de duração ideal, é recomendável seguir algumas recomendações para que o vídeo fique perfeito e alcance os objetivos da estratégia de comunicação traçada. Confira as principais orientações para a elaboração de um bom vídeo de marketing:

Evite ser repetitivo

O ideal é que, ao elaborar um roteiro para o seu vídeo, você releia-o e edite-o até sentir que está sendo conciso. Para tanto, ao planejá-lo, é importante que você determine a base do que vai dizer (ainda que inicialmente você não defina exatamente todas as palavras que vai utilizar).

Uma dica interessante é acompanhar a edição do vídeo depois de pronto. Se até os responsáveis pela sua produção sentirem que o recado pode ser dado de maneira diferente ou mais clara, é sinal de que talvez seja preciso reformulá-lo.

Seja o mais breve possível

Diferentes tipos de plataformas pedem diferentes tipos de produção audiovisual, com duração, abordagens e conteúdos diversos. O primeiro passo na elaboração de uma estratégia eficiente é determinar o tipo do seu vídeo (será um tutorial? Drops? Comercial?) e manter-se fiel à sua estrutura básica.

Tudo isso servirá para que você seja o mais breve possível e crie um conteúdo completamente adequado ao meio que ele passará a integrar. A duração do vídeo deve sempre ir ao encontro do seu propósito: recado dado? Não enrole! Termine o quanto antes.

E então, este post foi informativo para você? Se você se interessou pelo tema e quer saber mais sobre vídeo de marketing, não deixe de baixar o nosso e-book sobre a importância da produção de vídeos para as empresas!

CTA 01 eBook 01