Entrevistas e Depoimentos: dicas para uma gravar o vídeo perfeito!

Tempo de leitura: 3 minutos

Vivemos numa era digital movida a inovação e divulgação, principalmente por meio das redes sociais. Os consumidores estão cada vez mais informados e o que não falta são formas e canais para buscar informação.

Para evitar cair em golpes e fazer negócios mal sucedidos, muitos consumidores usam a internet para buscar depoimentos e opiniões de outros consumidores.

Em uma pesquisa rápida de quinze minutos, já é possível descobrir se vale à pena ou não comprar o produto ou adquirir o serviço de determinada empresa.

Nas próprias redes sociais há espaço para os usuários deixarem sua opinião e sua avaliação sobre uma empresa, classificando com estrelas, numa escala de um a cinco. Outra opção muito consultada pelos internautas é o site do Reclame Aqui, onde os consumidores expõem suas reclamações sobre produtos, serviços e sobre o atendimento de qualquer empresa e recebe as respostas da mesma por lá mesmo.

entrevista

Qual a importância das entrevistas e depoimentos?

Tão importante quanto expor os cases de sucesso, é divulgar os depoimentos dos clientes que compraram com você e gostaram do que receberam.

Expor os depoimentos de clientes satisfeitos em seu site é uma ótima opção para aumentar a credibilidade e a reputação da sua empresa.

Aqui estão alguns exemplos de depoimentos e entrevistas produzidos pela Trust Filmes:

https://www.youtube.com/watch?v=pnQ2JL_8vZM

 

Como gravar entrevistas e depoimentos?

Ume entrevista vai muito além de abordar o entrevistado com perguntas aleatórias. É preciso idealizar, roteirizar, filmar e editar uma gravação para que ela se torne uma entrevista perfeita.

Hoje, nos deparamos com um número absurdo de informações disponíveis na web. Tudo é feito de forma rápida e prática, muito diferente do que acontecia no início do século XX, quando a televisão surgia.

Temos câmeras portáteis, celulares, tablets, drones, uma infinidade de tecnologias móveis capazes de gravar e editar uma entrevista em um intervalo de apenas dez minutos.

Qualquer jovem com um smartphone e acesso à internet pode criar um canal no YouTube, que é a rede de vídeos mais popular e utilizada no mundo e conta hoje com mais de um bilhão de usuários.

Mas a era da rapidez e praticidade também é a era do improviso e do amadorismo.

depoimentos

E se você quer fazer um trabalho profissional, é preciso seguir alguns passos para transformar o seu vídeo amador em um vídeo perfeito. Confira:

  1. Crie um roteiro com algumas perguntas que você quer que o entrevistado responda. Peça para que ele adapte o conteúdo à sua linguagem e seja o mais espontâneo possível. Não se preocupe se parecer improvisado, pois assim costuma ser mais convincente.
  2. Na hora de dar seu depoimento, é preciso que o entrevistado conte sua história e diga como era sua vida antes de adquirir o produto ou serviço. Isso ajudará os outros usuários a entender como isso a ajudou e transformou sua vida.
  3. Quando enviar uma pergunta ao entrevistado, oriente-o a repetir a pergunta antes de dar a resposta. Além de ficar mais espontâneo, isso ajuda muito na hora da edição do vídeo e não faz parecer com que seja uma entrevista de programa de televisão.
  4. O objetivo do vídeo de depoimento é convencer o seu futuro cliente de que o seu produto ou serviço realmente funciona e está ajudando as pessoas. O depoimento dos seus clientes serve para acabar com qualquer impedimento e objeção.
  5. Atente-se a detalhes técnicos, como a qualidade do áudio e da imagem. Procure um lugar tranquilo, sem ruídos externos e com um fundo organizado. Mantenha o rosto do entrevistado iluminado e inclua, em alguns cortes, objetos ou locais que o entrevistado cita na entrevista.

Não tenha vergonha de pedir entrevistas e depoimentos aos seus clientes. Como já falamos aqui no blog, esse tipo de vídeo pode aumentar a credibilidade e a reputação da sua empresa.

Então, corra atrás dessas informações!

Prepare suas câmeras e microfones e comece a gravar já os depoimentos dos seus clientes satisfeitos!

CTA eBook 02