5 dicas de mestre para fazer um Facebook Live imperdível

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Você provavelmente percebeu o crescimento do uso de transmissões ao vivo dentre seus contatos e pessoas que você segue nas redes sociais. Recentemente o Facebook e o Instagram aderiram à prática, que se revelou uma poderosa ferramenta para gerar engajamento em determinados públicos. Hoje falaremos sobre uma dessas redes, e vamos trazer 5 ótimas dicas para fazer um Facebook Live.

Tenha em mente que o Facebook Live é uma ótima oportunidade para sua empresa ou negócio se divulgar e se conectar diretamente com seu público em potencial, apresentando-se em um formato mais flexível, respondendo perguntas e dialogando com os seguidores. Confira a seguir como aproveitar esse formato da melhor forma possível!

1. Tenha uma boa conexão com a internet

Primeiro de tudo, uma boa transmissão ao vivo depende de uma conexão com a internet de qualidade. Não é necessário ter uma velocidade de upload exorbitante, pois sites como o Facebook são habituados a conexões convencionais. Assim, a estabilidade do sinal é essencial para manter a atividade da transmissão e não dissuadir o público de continuar assistindo.

Quer umas dicas simples para garantir uma conexão legal? Busque sempre ficar próximo do seu roteador, caso esteja usando conexão sem fio, e paralise downloads e uploads que estiverem ativos no momento do vídeo.

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2. Verifique as configurações de imagem e som

Um vídeo ao vivo não abre margem para erros e correções que uma gravação para postagem futura permite, sendo assim, procure cuidar o máximo possível para que sua transmissão seja apresentada com o máximo de qualidade de vídeo e imagem.

Planeje antes seu setup de câmera, luzes e teste o volume e posição do microfone. Garanta, também, que não há nada obstruindo a entrada de áudio do microfone.

Agindo dessa forma, você garante um vídeo mais atraente para seus espectadores que, por não estarem distraídos com eventuais falhas ou uma transmissão de baixa qualidade, prestarão mais atenção no conteúdo que você tem para trazer.

3. Defina o horário ideal

Primeiramente, não há uma resposta definitiva sobre o horário ideal para transmitir um Facebook Live. Se você tem uma página, verifique o horário em que há maior número de interações com ela. Caso não tenha, considere outras variáveis: qual será o formato da sua Live? A que público é destinado?

Um formato de perguntas e respostas é ideal para momentos em que a maioria do seu público esteja disponível para prestar atenção no vídeo e interagir com você, sendo a noite, entre 20 h e 21 h um horário mais interessante.

Já uma divulgação, entrevista ou treinamento podem ser realizados ao longo do dia, como meio-dia ou 13h, pois as pessoas podem estar fazendo outras coisas, no trabalho ou em casa, e ter a transmissão ligada simultaneamente.

4. Analise o feedback dos espectadores

Mesmo que você não tenha se proposto a fazer um formato de perguntas e respostas, observe os comentários dos espectadores para te ajudar com o andamento da sua transmissão.

Observe especialmente comentários sobre o volume do som e qualidade do vídeo e, durante ou após a apresentação do seu conteúdo, interaja, responda perguntas e esclareça dúvidas. Isso deixa a live mais dinâmica e permite o aproveitamento máximo do formato.

5. Faça um planejamento

Antes de começar a transmitir, organize o que você pretende falar. Caso ache necessário, faça um roteiro. Estabeleça as regras da transmissão, se responderá perguntas ao longo dela ou depois, seu tempo de duração e, sobretudo, o objetivo dessa transmissão.

Se você tem alguma novidade para divulgar a seus seguidores, foque nisso e deixe para conversar com eles sobre outros temas em outra oportunidade. Sendo um formato mais livre, tenha algum conteúdo para apresentar e utilize as perguntas e comentários para definir os rumos do vídeo. Mas, acima de tudo, seja espontâneo!

Ao seguir essas dicas para fazer um Facebook Live, você verá que ele pode ser, também, uma ferramenta de marketing bem útil. Produza vídeos de qualidade para seus seguidores, interaja e, assim, você dará uma imagem ótima para a sua marca!

E você, gostou de nossas sugestões? Não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais!