Produção de vídeos: 6 filmes para inspirar seu trabalho

Tempo de leitura: 3 minutos

Você trabalha com produção de vídeos e anda sem inspiração para seus futuros filmes? Não se desespere!

Foi pensando em você e no seu trabalho como produtor de vídeo publicitário que reunimos uma lista com grandes produções cinematográficas! Venha com a gente neste post e veja algumas sugestões para dar um up na sua criatividade!

1. Clube da Luta

Apesar desse filme criticar duramente a sociedade do consumo e o mercado publicitário, ele é o primeiro desta lista. Sabe o motivo? É que, para ser um bom publicitário, é necessário conhecer bem as críticas feitas a essa profissão para saber defendê-la. Além disso, os publicitários também são consumidores e, por isso, devem conhecer bem a fundo os dois lados dessa profissão.

2. Do que as mulheres gostam

Todo publicitário que se preze deve conhecer a fundo os gostos e os hábitos do seu público, certo? Nessa comédia romântica, Mel Gibson literalmente ouve todos os pensamentos do seu cliente-alvo e, com isso, consegue planejar campanhas perfeitas para o gosto feminino.

Apesar de ser bem cômico, esse filme reflete bem a preocupação da publicidade de conhecer bem o seu público e da necessidade de sempre se antecipar aos seus desejos e suas vontades.

3. Se eu fosse você

Saindo do foco principal da troca de corpos, essa produção nacional tem como protagonista um publicitário e se passa, em grande parte, dentro de uma agência de publicidade.

É interessante notar o lançamento de uma campanha para o público feminino e o “olhar” do protagonista masculino sobre essa campanha.

Muitas vezes, para obter êxito na profissão, é fundamental que o publicitário mude a sua visão de mundo e, consequentemente, seus conceitos previamente estabelecidos.

4. Lemonade

O documentário foca no stress do dia a dia de um publicitário e o que acontece quando ele fica desempregado. É um filme interessante, pois foca no lado menos visto da profissão, e serve para fazer refletir aos que estão pensando em ingressar nessa área.

Afinal, a publicidade não é sempre glamour e fama: ela também tem um lado nada bonito, que é a pressão diária — tanto dos clientes e dos chefes quanto da sociedade em geral.

5. Obrigado por fumar

Esse filme traduz perfeitamente o cenário atual, em que o profissional de publicidade deve ser, antes de tudo, um comunicador eficiente.

Ao defender um produto praticamente indefensável — o cigarro —, esse filme mostra as habilidades que um publicitário deve ter, entre elas, noções de relações públicas e, é claro, muita criatividade.

É um filme interessante, principalmente nos dias de hoje, em que o marketing se renova a todo instante.

6. Cidadão Kane

Fundamental para todo estudante e profissional de comunicação, independentemente da habilitação, esse filme, além de ser uma grande aula de enquadramento e fotografia audiovisual, fala do meio comunicativo, do poder que o profissional da área tem e, por isso, o porquê de exercer a profissão com o máximo de responsabilidade e ética. Se você ainda não viu, não perca mais tempo!

Como você pode perceber, a criatividade na produção de vídeo pode ser exercida sob diversas formas: desde comédias românticas até críticas pesadas ao trabalho do publicitário em geral.

No entanto, nos filmes citados é nítido o foco no trabalho de criação na área e como isso impacta na sociedade em geral. Aproveite essas inspirações agora mesmo e bom trabalho!

Gostou das sugestões de filmes? Quer compartilhar com seus amigos? Então não perca mais tempo e divulgue este conteúdo nas redes sociais!