Tipos de animação: conheça os principais e crie vídeos incríveis

Tempo de leitura: 3 minutos

No universo das produções audiovisuais existem diversos formatos de vídeos. Quando se trata de tipos de animação então, nem se fala!

Neste post vamos explicar o que é cada tipo de animação, desde os clássicos aos mais modernos. Está esperando o quê? Continue a leitura e comece a planejar as suas próximas produções!

Animação clássica

pluto-animation

É um dos tipos de animação mais conhecidos e antigos, como o clássico da Disney “Branca de Neve e os Sete Anões”, lançado em 1938. Ele consiste em desenhos feitos à mão em uma película transparente, desenhado quadro a quadro, com poucas mudanças para que, na tela, os desenhos finais se mexam efetivamente. Por ser feito totalmente à mão, demanda muito trabalho e tempo.

Stop motion

stopmotion

O stop motion é feito de forma semelhante à animação clássica, o que o difere os dois tipos de animação é que em vez de desenhos feito manualmente, essa técnica faz uso de fotografias — quadro a quadro também, de figuras feitas com massa de modelar, esculturas, entre outros materiais.

Também é um processo bastante repetitivo e detalhado, mas que tem em vez do lápis, o recurso tecnológico da câmera. A animação “A Noiva Cadáver”, de Tim Burton, foi feita por meio desse processo, que ganhou popularidade após a produção.

Rotoscopia

chroma

Utilizado também em filmes antigos, o rotoscópio foi usado em “Branca de Neve” para animar a princesa e o príncipe, enquanto os anões eram animados na versão clássica, com desenhos manuais em película.

Esse aparelho fazia com que os personagens fossem desenhados sobre um filme com imagens reais. Devido a isso, Branca de Neve tem as feições da atriz Hedy Lamarr, considerada na época a “mais bela mulher do mundo”. Atualmente o rotoscópio foi substituído pelo fundo verde, amplamente usado em filmes com efeitos especiais.

Animação 2D

As animações 2D são feitas por softwares próprios, como o Adobe After Effects e, por serem mais simples que as 3D, têm menos profundidade — são mais “chapadas” pois as imagens só contam com dois eixos, o horizontal e o vertical para se movimentarem.

Exemplos clássicos são os desenhos antigos como “Pernalonga”, “Tom e Jerry” e a “Pantera Cor de Rosa”. Mesmo sendo vistas de apenas um ângulo, essas animações até hoje são bastante produzidas pelos estúdios, geralmente em conjunto com a animação 3D.

Animação 3D

Bastante populares por causa de filmes da Disney e da Pixar como “Toy Story” e “Shrek”, são mais complexos para serem produzidos. Por meio de softwares mais modernos com técnicas de renderização, como o 3D Studio Max, as animações em 3D apresentam resultados extremamente realísticos, com sombras, texturas e formas, como os desenhos atuais de super-heróis.

Quanto mais complexa a animação, mais potente o computador deve ser. Além disso, o profissional de animação deve ter bastante estudo e experiência para produzir efeitos fantásticos e tirar o melhor que cada software pode produzir.

De acordo com as informações dadas acima, você percebe que há muito material para criar animações incríveis para a sua empresa! Basta, para isso, um pouco de criatividade e conhecimento! Existem atualmente variados materiais e formatos para você saber exatamente como utilizar cada um desses tipos de animação investindo em pesquisa e planejamento! Então, mãos à obra!

Gostou do artigo e quer começar a planejar a sua animação agora mesmo? Então entre em contato conosco e conte a sua história de uma maneira diferente e criativa!