Por que as marcas não param de investir em vídeos de tutoriais?

Tempo de leitura: 3 minutos

Basta rolar o feed do Facebook para encontrar algum tutorial em vídeo. Seja de receita, artesanato ou truque para cabelo, as marcas estão investindo cada vez mais em aprendizado com esse tipo de ferramenta.

Não é nenhum segredo que o vídeo em mídia social é uma poderosa ferramenta de marketing: 82% dos comerciantes dizem que esse mercado tem um impacto positivo nos seus negócios. Então, é claro que investir em vídeos de tutoriais aumenta o apelo da marca.

Para ajudá-lo a entender melhor por que você não deve deixar de apostar nessa ideia, vamos mostrar alguns motivos bem interessantes nesse post. Acompanhe!

Vídeos de tutoriais aumentam o engajamento

Primeiro, foram os compartilhamentos de texto nas plataformas de mídia social, depois vieram os gráficos, e agora o conteúdo mais envolvente é o vídeo.

Como o vídeo traz mais envolvimento do que qualquer outro tipo de conteúdo disponível na internet, todas as principais plataformas de mídia social adicionaram um componente de vídeo nativo nos seus conteúdos.

O Facebook, por exemplo, quando é feito upload de forma nativa para a plataforma, as empresas observam maiores alcances dos seus conteúdos

Sua audiência fica mais perto do ciclo de comprador

O vídeo é a melhor maneira para um espectador entender as vantagens e desvantagens de um produto. Muitos vídeos de tutoriais podem conduzir os espectadores direto para a página do seu site de compra, por exemplo.

Ao adicionar os links apropriados para conduzir sua audiência ao seu site, você aumenta drasticamente suas chances de conseguir uma venda. Tudo isso sem mencionar as pessoas que curtem ou comentam seu conteúdo, levando mais possíveis compradores para o vídeo.

A percepção e os impactos da marca são elevados

Quando a empresa decide investir em vídeos de tutoriais, ela cria um outro padrão de percepção com sua audiência. Esses conteúdos podem também oferecer ao seu público a forma como são feitas as coisas, mostrando como uma marca opera.

Essa é relativamente uma nova forma de conteúdo que só apareceu em cena após a criação de meios de comunicação sociais e telefones com câmera.

Atualmente, o público está interessado em informações que lhes dê acesso exclusivo a conteúdos que eles não tinham visto antes. Ao oferecer isso nas mídias sociais, você está construindo um nível de intimidade e confiança com esses seguidores.

A melhora nas análises dos conteúdos

Vídeos dão aos espectadores mais informações sobre a sua empresa e vice-versa. Isso acontece devido às análises extensivas oferecidas em plataformas de mídia social hoje.

Você pode monitorar quantas pessoas clicaram para ver o vídeo, curtiram ou compartilharam. Mas essa é apenas a ponta do iceberg das análises. Você também acompanhar dados demográficos da sua audiência, quanto tempo o vídeo foi assistido e quantas pessoas clicaram na sua chamada para a ação.

Esses e outros motivos são provas claras de que investir em vídeos de tutoriais é uma excelente forma de atrair e engajar melhor seu público. Mas atenção! Não podemos nos esquecer de que, para uma estratégia completa e com bons resultados, as produções precisam ser bem elaboradas e executadas. Para tal, conte sempre com uma boa produtora para auxiliar com todas as etapas.

Gostou desse nosso conteúdo? Quer ficar sempre por dentro de todo material produzido e receber todas as novidades em primeira mão? Então assine agora nossa newsletter!