Entrando no mundo das produções Ultra HD

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Hoje estamos muito felizes (quem não fica feliz com um brinquedinho novo?) pois chegou nossa nova camera para produções cinematográficas.

Adquirimos a excelente camera 4K da Black Magic e com isso estamos entrando definitivamente para o mundo Ultra HD.
Ultra HD é a denominação dada a nova tecnologia de alta resolução 4K, com ela chegamos a “estúpidos” 3840 x 2160 pixel de resolução, 4x maior que a atual Full HD.

Ultra HD

 

 

Black Magic Production Camera 4K

A camera é muito bem feita, o nome Design tem muito sentido já que é nítido a preocupação que tiveram com o formato, acabamento e o sistema.

Production Camera 4K

 

Ela é muito diferente de todas outras cameras que já utilizamos, primeira diferença importante é que ela não usa cartões SD ou qualquer outro tipo, nela colocamos diretamente HDs SSD, isso mesmo, o mesmo HD que você usa em seu laptop é o que é usado para armazenar o que ela grava. E por ser SSD a coisa é instantânea, você da REC e ao apertar novamente para parar a gravação ela já gravou no HD SSD e está pronta para a próxima cena!

E em questão de tamanho dos arquivos, a coisa é bruta, 1 minuto em 4K ProRes HQ são “meros” 7Gb! E se gravarmos em RAW que é o formato sem compactação da Black Magic, a coisa fica muito maior, imagine que em um HD SSD de 240Gb podemos gravar em RAW apenas 20 minutos!

bmcc-4k

Essa inclusive é nossa maior dificuldade no momento, pois produções em Ultra HD requerem um Workflow diferente e todos equipamentos tem que ter uma transferência rápida para podermos descarregar as cenas gravadas com maior rapidez. Em testes que fiz, copiar 2 minutos de filme em ProRes HQ, que ao todo são 14Gb, em USB 2 demora aproximadamente 15 minutos, já em USB 3 cai para 3 minutos e em Thunderbolt (o melhor dos mundos) não testei mas deve ser ainda mais rápido.

Outro ponto muito importante é o sistema de uma camera, é ele que vai fazer gostarmos ou não de uma camera, e anela eu gostei muito pois é muito amigável e simples de navegar e fazer ajustes, tudo em uma tela de 5″ touchscreen, muito legal mesmo!

 

DaVinci Resolve

Além dessa espetacular camera, no kit ainda vem o software DaVinci Resolve 11, que é hoje um destaque em nosso mundo de produções cinematográficas, principalmente pela parte de color grading, que é muito top!
Já estamos fazendo curso de DaVince Resolve para poder tratar nossos filmes com muito mais qualidade! 🙂

Para iniciar com chave de ouro, nosso primeiro trabalho com ela será uma produção para a General Motors em seu campo de provas, onde vamos gravar cenas para vídeos curtos de 6 veículos que será apresentado no Salão do Automóvel no fim desse mês. Fiquem ligados que em breve postamos mais detalhes.

 

É isso! Estamos muito felizes com o novo “brinquedo” e sabemos que vamos ter ainda mais qualidade em nossas produções.

Até a próxima!